DEUS É O CRIADOR DO MAL?

article-2291846-189235BE000005DC-882_634x431Participo de um grupo de estudos teológicos no facebook, e saiu essa pergunta. O mal não é uma questão somente das religiões monoteístas, mas a filosofia, ateísmo, teodicéia, panteísmo, etc, discutem-na, pois, independente de qual posicionamento a pessoa irá tomar, todos sabemos que o mal existe, e existe mais que gostaríamos de admitir.

Publico isto, não para falar sobre algo que se discute a milênios sem chegar a uma conclusão, mas pensando em pessoas que estão sofrendo muito, por exemplo, um amigo perdeu seu filho de 4 anos em decorrência de complicações numa cirurgia no coração, ou, algumas famílias de minha cidade que perderam filhos em tragédias e/ou em decorrências de problemas de saúde e congênitos.

A algumas semanas fui convidado a fazer uma oração pública no velório de um rapaz de 33 anos, fomos vizinhos muitos anos, faleceu num acidente automobilístico onde o condutor do outro veículo provocou o acidente e estava embriagado. Nesses momentos, as discussões teológicas científicas e filosóficas ficam em segundo plano, o que importa é o que você vai dizer diante de uma família que está desesperada diante de um caixão, sem saber o que fazer da vida que devem continuar vivendo.

Dizem que nesses momentos não se deve dizer nada, concordo, nada temos para falar que resolva, por outro lado, discordo, pois, nessas horas, tudo que queremos é alguém que nos diga algo que traga esperança ao mesmo tempo que seja verdadeiro. Costumo dizer que as maiores experiências que tive com Deus foram no meu cérebro e no relacionamento com pessoas, esse dia foi desses. Marcou profundamente minha vida, quando: o pai do rapaz se aproximou, olhou e me deu um longo e triste abraço. O mal existe, é verdade, mas temos que lidar com ele. Como?

Nos links abaixo sugiro 3 podcasts (programas de audio), onde os participantes discutem essa questão, tendo como fundamento o cristianismo histórico, não espere conclusão sobre o tema nem respostas prontas, mas algo que traga esperança é possível:

O problema do mal (irmaos.com) à partir do minuto 5:50
A questão do sofrimento (irmaos.com) à partir do minuto 11:45
O problema do mal (reforma21) à partir do minuto 12:45

© Lucianno Di Mendonça
www.plurais.net

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s